1. A capital de Portugal já foi na América do Sul. Entre 1808 e 1821, a capital portuguesa foi o Rio de Janeiro, para onde se mudou a rainha e toda a corte.
  2. O Estado português é bem mais antigo do que o Estado espanhol. Este último foi criado num longo processo que se estendeu desde o século XV até ao século XVIII. O Estado português foi criado durante o século XII.
  3. Em Portugal, conduzia-se “à inglesa” até 1928. Curiosamente, alguns territórios portugueses da altura mantiveram a condução pela esquerda: Moçambique, Goa e Macau. Até hoje.
  4. Portugal tem territórios em três continentes. Politicamente, Portugal está no continente europeu. No entanto, em termos geológicos, o arquipélago da Madeira situa-se na placa africana e as ilhas das Flores e do Corvo situam-se na placa norte-americana.
  5. Se olharmos para um mapa da Europa em 1300, Portugal é o único país que parece igual ao que é hoje. Houve alguns acertos na fronteira portuguesa, mas à escala do mapa da Europa, são imperceptíveis. Ora veja (a fonte da imagem está aqui):
1300

O meu livro mais recente é A Baleia Que Engoliu Um Espanhol (Guerra & Paz, 2017). Saiba mais nesta página.