1. Para comunicar melhor

Esta é a razão que todos conhecemos: falar outra língua permite-nos comunicar com mais pessoas. Seja no trabalho, seja nas férias — ou até na nossa própria cidade, para receber quem nos visita — saber outras línguas tem vantagens que poucos negam.

2. Para viajar melhor

Aprender uma língua não basta para aprender a cultura doutros povos, mas é uma desculpa perfeita para ler textos dessa cultura, para falar com pessoas dessa cultura e para ficarmos mais atentos quando viajamos. Quem nunca experimentou não sabe que falar outra língua enquanto viajamos é um prazer.

3. Para nos divertirmos

Sim, é verdade, pode não parecer, mas aprender outra língua é divertido — e não é preciso estarmos num bar a aprender as asneiras da praxe. Se estivermos motivados, até as conjugações verbais parecem um jogo. Mas a forma mais divertida de aprender é mesmo experimentar, errar, voltar a tentar e viver outra língua.

4. Para ler mais

São publicados cerca de 7000 livros por ano em Portugal. Se esta quantidade já parece assustadora, reparem no número de livros publicados no Reino Unido: 140 000. Podem dizer-me: “mas nem os 7000 livros portugueses consigo ler, quanto mais os 140 000 do Reino Unido!” É verdade: mas mais escolha nunca fez mal a ninguém.

5. Para aprender português

Quando aprendemos uma língua estrangeira, começamos a reparar na própria estrutura da nossa língua porque notamos o que é diferente. Aprendemos também vocabulário técnico sobre o funcionamento das línguas que nos ajuda a perceber melhor o nosso próprio idioma. Quantos de nós sabem o que é a voz passiva só por causa das aulas de inglês? Este conhecimento linguístico ajuda-nos a afinar a nossa escrita.

Um extra:

6. Para pensar melhor

Todos sabemos que aprender uma língua nova é um óptimo exercício para o cérebro. No entanto, os benefícios para o nosso pensamento vão mais além: pelos vistos, pensamos de forma mais racional quando estamos a falar numa língua estrangeira. Quem diria…