Esta é a página virtual do livro A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa. Serve para apresentar referências úteis, respostas a perguntas e eventuais correcções de erros.

O livro inclui uma pequena secção final com algumas referências para que os leitores interessados possam encontrar mais informações. Abaixo, apresento as ligações em versão online e incluo mais referências úteis. Se algum leitor detectar alguma falha, por favor, diga-me, para incluir nesta lista.

  1. As duas introduções académicas à História do Português que proponho como leitura são: História do Português, de Esperança Cardeira; Introdução à História do Português, de Ivo Castro.
  2. São estes os artigos de Fernando Venâncio referidos na página 208 do livro: «Um bom ‘mergulho’ no idioma: Verbos exclusivos de galego e português»; «O passado galego do português»; «Entre Latim e Português: o Galego». A entrevista que o professor deu ao Público pode ser encontrada aqui: «O português como língua de Camões é um mito».
  3. Encontrei os dados demográficos sobre Lisboa (que refiro no episódio de Camões) no artigo «Portugal nos séculos XVI e XVII. Vicissitudes da dinâmica demográfica», de Teresa Rodrigues (CEPESE).

  4. Sobre a História linguística do Brasil, refiro estes artigos e teses: «A matriz negra da língua portuguesa no Brasil» (entrevista); «A Língua Geral Paulista e o “Vocabulário Elementar da Língua Geral Brasílica”» (tese); Cursos de Tupi Antigo e Língua Geral.
  5. Quem estiver interessado em saber mais sobre os primeiros livros portugueses, pode começar pelo artigo «Os primeiros dois livros impressos em língua portuguesa», de José Barbosa Machado. No website Tipografia, podemos encontrar vários pequenos textos sobre a história dos livros portugueses.